A gente sabe que, nos últimos anos, os carros híbridos ganharam um espaço considerável nas garagens brasileiras. E não era por acaso. Além da promessa de menor consumo e emissões, a isenção do IPVA em alguns estados, como São Paulo, era um baita incentivo que pesava na decisão final. Mas, como diz o ditado, a maré muda. E agora, o governo paulista decidiu rever essa política, trazendo de volta a cobrança do imposto para esses veículos, começando de forma gradual a partir do próximo ano.
A informação da Quatro Rodas é clara: a isenção para o IPVA 2026 ainda vai beneficiar alguns modelos, especificamente os híbridos flex com valor de tabela de até R$ 261 mil. Isso significa que quem busca um carro mais eficiente e ainda se enquadra nessa faixa, terá um fôlego extra por mais um ano. Mas a partir de 2025, a cobrança já começa a apertar o cinto para outros veículos. Para nós, que priorizamos o custo-benefício e a economia real, essa é uma notícia que exige uma calculadora na mão e uma análise fria dos números.
Então, a pergunta que não quer calar é: mesmo com o IPVA de volta, o híbrido ainda é uma boa pedida? Minha resposta, como sempre, é prática: depende do seu uso e do que você valoriza. Modelos como o Toyota Corolla Hybrid e o Corolla Cross Hybrid, por exemplo, são campeões de vendas e continuam entregando um consumo excepcional, especialmente no trânsito urbano. Estamos falando de médias que podem facilmente superar os 15 km/l na cidade, algo impensável para muitos carros a combustão de porte similar. Essa economia diária no combustível, ao longo dos meses, pode sim mitigar o impacto do IPVA.
Além da economia no posto, não podemos esquecer da robustez mecânica. A tecnologia híbrida da Toyota, por exemplo, é conhecida pela durabilidade e baixa manutenção, o que se traduz em menos dores de cabeça e gastos inesperados a longo prazo. Outros modelos híbridos flex que podem se encaixar no teto de para a isenção do incluem algumas versões do , que também oferecem um bom pacote de equipamentos e desempenho. É fundamental pesquisar e testar para ver qual se adapta melhor ao seu perfil.

